Enquanto a Europa é desafiada por uma crise energética, a Estônia está interessada em encontrar soluções concentrando-se no desenvolvimento de soluções de alta tecnologia de última geração para segurança energética e transição verde.
O primeiro vale nacional de hidrogênio é estoniano e possui estreita cooperação entre a estudiosos, a comunidade científica, o setor público e privado.
Este é considerado um grande marco que significa que a Estônia se tornará verdadeiramente um país do hidrogênio e um dos pioneiros na transição energética. A previsão é que, nos próximos seis anos, a produção de hidrogênio verde será desenvolvida em pelo menos seis regiões da Estônia.
O hidrogênio produzido na Estônia será usado no transporte público, caminhões pesados, ferrovias, transporte marítimo, aviação e outros modos de transporte. Dessa forma, a Estônia está oficialmente tomando ações da vida real para se tornar um centro líder de desenvolvimento GreenTech e o maior produtor de energia verde per capita do mundo.