A proposta dos estonianos é fazer com que, através de brincadeiras, crianças possam adquirir habilidades em programação e robótica. O objetivo a longo prazo é obter uma força de trabalho digitalmente competente e tecnologicamente experiente para todos os campos.
Existem 5 razões para os benefícios da robótica na educação estoniana:
A primeira razão é que, utilizando a robótica no jardim de infância, a criança pode ser exposta a conceitos básicos de programação sem se dar conta.
Em segundo lugar, a criança pode desenvolver suas habilidades motoras finas e percepção espacial através do trabalho com o robô.
Terceiro, o professor do jardim de infância pode usar o robô como auxílio ao ensino em várias áreas temáticas.
Em quarto lugar, a criança pode desenvolver habilidades sociais, trabalhando com outras crianças em projetos.
Em quinto lugar, o uso da robótica pode ajudar a despertar o interesse de uma criança nas disciplinas STEM.
O acesso à internet é considerado um direito humano na Estônia atualmente, mas o esforço não é recente.
Tudo começou na década de 90, quando todas as escolas estonianas estavam equipadas com computadores e acesso à Internet. Isto foi seguido por um programa nacional para treinar professores no uso do computador. Em 2002, o governo lançou um programa chamado “Escola do Futuro”, que visava fornecer a todas as escolas acesso à Internet de banda larga, salas de aula multimídia e recursos de e-learning. O programa teve tanto sucesso que em 2007, a Estônia se tornou o primeiro país do mundo a oferecer Wi-Fi em todas as suas escolas.
Uma razão pela qual a robótica está sendo introduzida na educação estoniana é porque o país quer estar na vanguarda da tecnologia. A Estônia é frequentemente referida como “a sociedade mais digital do mundo” e tem sido classificada como a sociedade de governo eletrônico mais avançada do mundo.
O programa ProgeTiger garantiu a todos os alunos estonianos, desde o jardim de infância até a escola profissionalizante, acesso a educação em TI de alta qualidade. Além de garantir que os professores sejam competentes e que os materiais curriculares apropriados estejam prontamente disponíveis.
Os primeiros alunos que cresceram com o ProgeTiger estão concluindo o ensino médio em poucos anos, o que permitirá obter uma visão estatística sobre o número de alunos que conheceram a robótica desde o jardim de infância e seguiram para estudar TI nas universidades.
O uso da robótica no jardim de infância estoniano pode ajudar a criar uma pipeline de estudantes interessados em TI, e garantir que o país tenha uma força de trabalho digitalmente competente para o futuro.
A Estônia tem o compromisso em garantir que todos os estudantes tenham acesso a uma educação de TI de alta qualidade, incluindo a exposição à robótica desde cedo. E o programa ProgeTiger é apenas um exemplo de como o país está trabalhando para garantir que seus cidadãos sejam competentes digitalmente.
Conclusão
Em geral, o compromisso da Estônia em garantir que os estudantes tenham acesso a uma educação de TI de alta qualidade, incluindo a exposição à robótica desde criança, é louvável. Isto não só é ótimo para o futuro da Estônia, mas é um bom exemplo a ser seguido por outros países.
É importante para todos os países garantir que seus cidadãos sejam competentes no uso da tecnologia, pois ela está se tornando cada vez mais importante em todos os aspectos da vida, sendo a robótica uma área em que a Estônia está liderando o caminho.
Saiba mais sobre a Imersão de Educação Digital na Estônia e na Finlândia. Clique aqui.