Educação

ProgeTiger: O programa estoniano que ensina programação e robótica desde a infância

Lançado em 2012 pela Estônia, o programa ProgeTiger se estabeleceu como uma iniciativa pioneira destinada a fomentar o interesse pela tecnologia e melhorar a alfabetização tecnológica e a competência digital entre alunos e professores.

Desenvolvido em colaboração entre o Ministério da Educação e Pesquisa da Estônia e a antiga organização HITSA (Fundação Estoniana de Tecnologia da Informação para Educação), o programa tem evoluído constantemente para abranger uma ampla gama de disciplinas tecnológicas e digitais.

Mas nem sempre foi assim.

Tudo começou na década de 90, quando todas as escolas estonianas estavam equipadas com computadores e acesso à Internet. Isto foi seguido por um programa nacional para treinar professores no uso do computador. Em 2002, o governo lançou um programa chamado “Escola do Futuro”, que visava fornecer a todas as escolas acesso à Internet de banda larga, salas de aula multimídia e recursos de e-learning. O programa teve tanto sucesso que em 2007, a Estônia se tornou o primeiro país do mundo a oferecer Wi-Fi em todas as suas escolas.

Uma razão pela qual a robótica está sendo introduzida na educação estoniana é porque o país quer se manter na vanguarda da tecnologia. A Estônia é frequentemente referida como “a sociedade mais digital do mundo” e tem sido classificada como a sociedade de governo eletrônico mais avançada do mundo.

Através do ProgeTiger, o país garantiu a todos os alunos estonianos, desde o jardim de infância até a escola profissionalizante, acesso a educação em TI de alta qualidade. Além de garantir que os professores sejam competentes e que os materiais curriculares apropriados estejam prontamente disponíveis.

Os primeiros alunos que cresceram com o ProgeTiger estão concluindo o ensino médio em poucos anos, o que permitirá obter uma visão estatística sobre o número de alunos que conheceram a robótica desde o jardim de infância e seguiram para estudar TI nas universidades.

O que é o ProgeTiger?

O ProgeTiger é um programa educacional estoniano que visa integrar a tecnologia desde a pré-escola até o ensino médio e escolas técnicas. Foi desenvolvido com a missão de preparar a próxima geração para o futuro digital através do ensino de habilidades em programação, robótica e uso de tecnologia digital de maneira geral. 

Além de ensinar essas competências técnicas, o ProgeTiger enfatiza o desenvolvimento de habilidades como solução de problemas, criatividade, colaboração e pensamento crítico.

O programa oferece uma variedade de cursos e treinamentos que incluem desde a programação básica em plataformas como Scratch até complexas aplicações de robótica e tecnologia 3D. A iniciativa não se limita apenas a equipar os estudantes com habilidades técnicas; ela também prepara os professores para serem facilitadores eficazes dessas tecnologias, ampliando o impacto do programa através de um robusto treinamento docente.

Começou com o foco em programação, robótica e tecnologia 3D, mas rapidamente expandiu para incluir ciências da engenharia, design e tecnologia e TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação).

Em 2020, as atividades da HITSA foram transferidas para a nova autoridade nacional, a Junta de Educação e Juventude (Haridus- ja Noorteamet), ampliando ainda mais o suporte e a estrutura para o programa.

Inovações, avanços e impacto

Sob a liderança de Kirke Kasari, o programa tem integrado inteligência artificial em seu currículo e materiais educacionais, reconhecendo a importância crescente da IA e sua relevância futura na educação. Além disso, ProgeTiger organiza eventos anuais para estudantes, com o objetivo de aumentar o interesse pela tecnologia através de desafios práticos em programação, robótica e arte digital.

Desde sua concepção, ProgeTiger alcançou uma adoção quase universal nas instituições educacionais estonianas, com 98% das escolas públicas e 99% dos jardins de infância participando de suas atividades. Este sucesso é atribuído ao amplo treinamento de professores em habilidades digitais e à eficaz distribuição de recursos educacionais através do site do programa.

5 razões para os benefícios da robótica na educação estoniana

  1. Ao utilizar a robótica no jardim de infância, a criança pode ser exposta a conceitos básicos de programação sem se dar conta.
  2. A criança pode desenvolver suas habilidades motoras finas e percepção espacial através do trabalho com o robô.
  3. O professor do jardim de infância pode usar o robô como auxílio ao ensino em várias áreas temáticas.
  4. A criança pode desenvolver habilidades sociais, trabalhando com outras crianças em projetos.
  5. O uso da robótica pode ajudar a despertar o interesse de uma criança nas disciplinas STEM (sigla em inglês para Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática).

ProgeTiger e Inteligência Artificial

O programa está se adaptando às rápidas mudanças tecnológicas ao incorporar o ensino de Inteligência Artificial (IA) para estudantes de todas as idades. Com a tecnologia evoluindo a passos largos, os líderes do programa reconhecem que a IA é uma parte fundamental do futuro tecnológico e que o sistema educacional precisa adaptar-se para preparar adequadamente os estudantes. Kirke Kasari, gerente do programa ProgeTiger, destaca a importância de integrar a IA no currículo educacional:

“A inteligência artificial veio para ficar e o sistema educacional deve se adaptar.”

A IA já faz parte dos materiais didáticos do programa há vários anos e tem sido um tópico frequente em workshops. Com o aumento da atenção à IA recentemente, o ProgeTiger intensificou seu foco nessa área, planejando organizar materiais de aprendizagem pequenos mas educativos, como vídeos com elementos interativos. Esses materiais abordarão tópicos relevantes, como as mudanças que a IA está provocando na educação, como ela auxilia os cientistas e os dilemas éticos associados à tecnologia.

O objetivo desses materiais educativos é duplo: informar os estudantes sobre os riscos associados à IA e ao mesmo tempo orientá-los a coexistir com sucesso com a tecnologia. Este enfoque além de preparar os alunos para usar a IA de maneira eficaz, também os capacita a entender e questionar seus impactos éticos e sociais.

Futuro do programa

Mais de 50.000 estudantes já já se beneficiaram do ProgeTiger, e quase todas as instituições educacionais estonianas estão envolvidas nas atividades do programa. Com tal adoção generalizada, a responsabilidade de entregar resultados efetivos é grande.

O programa tem trabalhado para fortalecer sua rede de educadores, universidades e outras organizações, buscando sempre aprimorar seus materiais e métodos de ensino.

A implantação e forte adoção do programa elevou a educação tecnológica na Estônia a um novo patamar, e preparou o caminho para que outros países considerem iniciativas semelhantes. 

O uso da robótica no jardim de infância estoniano pode ajudar a criar uma pipeline de estudantes interessados em TI, e garantir que o país tenha uma força de trabalho digitalmente competente para o futuro.

A Estônia tem o compromisso em garantir que todos os estudantes tenham acesso a uma educação de TI de alta qualidade, incluindo a exposição à robótica desde cedo. E o programa ProgeTiger é apenas um exemplo de como o país está trabalhando para garantir que seus cidadãos sejam competentes digitalmente.


Referências:

https://www.educationestonia.org/progetiger

https://e-estonia.com/a-decade-on-estonias-progetiger-is-gearing-up-to-teach-ai-to-students

https://digital-skills-jobs.europa.eu/en/inspiration/good-practices/progetiger

https://hundred.org/en/innovations/progetiger-programme

https://digital-skills-jobs.europa.eu/en/inspiration/good-practices/progetiger

Privacy Settings
We use cookies to enhance your experience while using our website. If you are using our Services via a browser you can restrict, block or remove cookies through your web browser settings. We also use content and scripts from third parties that may use tracking technologies. You can selectively provide your consent below to allow such third party embeds. For complete information about the cookies we use, data we collect and how we process them, please check our Privacy Policy
Youtube
Consent to display content from - Youtube
Vimeo
Consent to display content from - Vimeo
Google Maps
Consent to display content from - Google
Spotify
Consent to display content from - Spotify
Sound Cloud
Consent to display content from - Sound