A Imersão Educação 2024 foi uma jornada incrível que reuniu representantes educacionais do Brasil em busca de práticas inovadoras na Estônia e Finlândia. Ao longo de vários dias, exploramos modelos pioneiros de ensino, destacando a integração da tecnologia e uma abordagem centrada no aluno.
A seguir você encontrará uma retrospectiva completa dessa experiência inspiradora e um pouco do que os participantes viram e trouxeram com eles.
Inovações estonianas
A delegação, composta por representantes de escolas de São Paulo, Goiás, Minas Gerais, Paraná e Rio Grande do Sul, desembarcou em Tallinn, na Estônia, pronta para descobrir como este país se tornou líder global em educação e governança digital. As primeiras paradas incluíram pontos relevantes da cidade de Tallin e o e-Estonia Briefing Centre, onde insights valiosos sobre iniciativas pioneiras como o Tiger Leap e Look@World foram compartilhados por Erika Piirmet.
Kindluse Kool: Inclusão e interdisciplinaridade
A Kindluse Kool redefiniu as expectativas da delegação sobre espaços educacionais inclusivos e engajadores. Na escola, a arquitetura é cuidadosamente pensada para fomentar a inclusão, interdisciplinaridade e curiosidade dos alunos. Reelika Turi, a diretora da escola, nos explicou como as aulas integram diversas disciplinas, tornando o aprendizado uma experiência interativa e multidisciplinar.
HARNO: Excelência nas políticas educacionais
A visita ao HARNO, epicentro das políticas educacionais estonianas, evidenciou como a avaliação focada no crescimento pessoal pode reduzir significativamente o estresse dos alunos. Eva Toome e Kai Koort nos receberam e destacaram os resultados impressionantes obtidos pela Estônia no Programa Internacional de Avaliação de Alunos (PISA), com 1,5 vezes mais alunos de alto desempenho e duas vezes menos alunos de baixo desempenho do que a média da OCDE.
Visita à Prefeitura de Tallinn e Embaixada Brasileira
Na Prefeitura de Tallinn, Kadri Ausmaa e Tiiu Tommula explicaram como as políticas municipais moldam a educação com foco especial na digitalização e adoção de tecnologias de ponta. No almoço na Embaixada Brasileira, o Embaixador José Antonio Gomes Piras e Vinicius Alvarenga compartilharam seus insights sobre as diferenças e similaridades entre os sistemas educacionais do Brasil e da Estônia.
EdTech Estonia: Tecnologia redefinindo o ensino
A EdTech Estonia, organização que reúne mais de 53 startups de tecnologia educacional, mostrou como a inovação pode transformar o ensino e a aprendizagem. Conhecemos empresas como Flashka AI, Kood/Jõhvi e Lingvist, que trabalham na criação de soluções inovadoras para saúde mental, gestão escolar e aprendizagem de línguas.
International School of Tallinn: Cidadania global
Na International School of Tallinn, a educação multicultural é a base. A escola reúne alunos de mais de 50 nacionalidades diferentes, redefinindo o que significa ser um cidadão global. Nossa delegação aprendeu mais sobre o conceito de “como aprender a aprender”, fundamental na abordagem da escola.
Lauttasaaren School: Bem-estar no centro
Na Finlândia, visitamos a Lauttasaaren School, onde um ambiente de aprendizado livre e focado no bem-estar dos alunos impressionou a delegação. As aulas de espanhol, inglês, ciências e matemática incentivam a curiosidade, com um destaque especial para o desenvolvimento de habilidades sociais e pensamento crítico.
Embaixada Brasileira na Finlândia: Perspectivas sobre o sistema educacional
Na Embaixada Brasileira em Helsinki, a diplomata Najara Sena nos recebeu para uma discussão profunda sobre o sistema educacional finlandês. Discutimos temas como avaliações baseadas em conceitos até a sexta série e a grande autonomia dada aos alunos e professores.
Finnish National Agency for Education: Autonomia e flexibilidade
A visita à Finnish National Agency for Education revelou como a autonomia e a flexibilidade são essenciais no currículo finlandês. Conhecemos as propostas de reforma para aumentar a participação na educação infantil e os desafios enfrentados pelos professores devido à alta carga administrativa.
Conferência ITK: Educação mais humanizada
Na Conferência ITK, abordagens inovadoras para a educação digital foram discutidas, com destaque para a palestra “Global Mindset” de Antonella Satyro, integrante da nossa delegação. Ela refletiu sobre a necessidade de uma educação mais humanizada e centrada em competências.
Turku University of Applied Sciences: Teoria e prática integradas
Na Turku University of Applied Sciences (TUAS), vimos como a integração entre teoria e prática pode preparar os alunos para os desafios futuros. O programa pedagógico Innopeda incentiva a experimentação, reflexão sobre erros e desenvolvimento de habilidades críticas como iniciativa e criatividade.
Reunião de insights: Transformando a educação no Brasil
Concluímos a Imersão Educação 2024 com uma reunião de insights, onde discutimos como esses métodos inovadores podem transformar a educação brasileira. Destacamos a importância de um currículo flexível, a autonomia dos educadores e a valorização das falhas como parte essencial do aprendizado.
A Imersão Educação 2024 na visão dos participantes
Se interessou pela Imersão Educação? Então faça parte da próxima delegação que visitará a Estônia.