Lançado em 2012 pela Estônia, o programa ProgeTiger se estabeleceu como uma iniciativa pioneira destinada a fomentar o interesse pela tecnologia e melhorar a alfabetização tecnológica e a competência digital entre alunos e professores.
Desenvolvido em colaboração entre o Ministério da Educação e Pesquisa da Estônia e a antiga organização HITSA (Fundação Estoniana de Tecnologia da Informação para Educação), o programa tem evoluído constantemente para abranger uma ampla gama de disciplinas tecnológicas e digitais.
Mas nem sempre foi assim.
Tudo começou na década de 90, quando todas as escolas estonianas estavam equipadas com computadores e acesso à Internet. Isto foi seguido por um programa nacional para treinar professores no uso do computador. Em 2002, o governo lançou um programa chamado “Escola do Futuro”, que visava fornecer a todas as escolas acesso à Internet de banda larga, salas de aula multimídia e recursos de e-learning. O programa teve tanto sucesso que em 2007, a Estônia se tornou o primeiro país do mundo a oferecer Wi-Fi em todas as suas escolas.
Uma razão pela qual a robótica está sendo introduzida na educação estoniana é porque o país quer se manter na vanguarda da tecnologia. A Estônia é frequentemente referida como “a sociedade mais digital do mundo” e tem sido classificada como a sociedade de governo eletrônico mais avançada do mundo.
Através do ProgeTiger, o país garantiu a todos os alunos estonianos, desde o jardim de infância até a escola profissionalizante, acesso a educação em TI de alta qualidade. Além de garantir que os professores sejam competentes e que os materiais curriculares apropriados estejam prontamente disponíveis.
Os primeiros alunos que cresceram com o ProgeTiger estão concluindo o ensino médio em poucos anos, o que permitirá obter uma visão estatística sobre o número de alunos que conheceram a robótica desde o jardim de infância e seguiram para estudar TI nas universidades.
O que é o ProgeTiger?
O ProgeTiger é um programa educacional estoniano que visa integrar a tecnologia desde a pré-escola até o ensino médio e escolas técnicas. Foi desenvolvido com a missão de preparar a próxima geração para o futuro digital através do ensino de habilidades em programação, robótica e uso de tecnologia digital de maneira geral.
Além de ensinar essas competências técnicas, o ProgeTiger enfatiza o desenvolvimento de habilidades como solução de problemas, criatividade, colaboração e pensamento crítico.
O programa oferece uma variedade de cursos e treinamentos que incluem desde a programação básica em plataformas como Scratch até complexas aplicações de robótica e tecnologia 3D. A iniciativa não se limita apenas a equipar os estudantes com habilidades técnicas; ela também prepara os professores para serem facilitadores eficazes dessas tecnologias, ampliando o impacto do programa através de um robusto treinamento docente.
Começou com o foco em programação, robótica e tecnologia 3D, mas rapidamente expandiu para incluir ciências da engenharia, design e tecnologia e TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação).
Em 2020, as atividades da HITSA foram transferidas para a nova autoridade nacional, a Junta de Educação e Juventude (Haridus- ja Noorteamet), ampliando ainda mais o suporte e a estrutura para o programa.
Inovações, avanços e impacto
Sob a liderança de Kirke Kasari, o programa tem integrado inteligência artificial em seu currículo e materiais educacionais, reconhecendo a importância crescente da IA e sua relevância futura na educação. Além disso, ProgeTiger organiza eventos anuais para estudantes, com o objetivo de aumentar o interesse pela tecnologia através de desafios práticos em programação, robótica e arte digital.
Desde sua concepção, ProgeTiger alcançou uma adoção quase universal nas instituições educacionais estonianas, com 98% das escolas públicas e 99% dos jardins de infância participando de suas atividades. Este sucesso é atribuído ao amplo treinamento de professores em habilidades digitais e à eficaz distribuição de recursos educacionais através do site do programa.
5 razões para os benefícios da robótica na educação estoniana
- Ao utilizar a robótica no jardim de infância, a criança pode ser exposta a conceitos básicos de programação sem se dar conta.
- A criança pode desenvolver suas habilidades motoras finas e percepção espacial através do trabalho com o robô.
- O professor do jardim de infância pode usar o robô como auxílio ao ensino em várias áreas temáticas.
- A criança pode desenvolver habilidades sociais, trabalhando com outras crianças em projetos.
- O uso da robótica pode ajudar a despertar o interesse de uma criança nas disciplinas STEM (sigla em inglês para Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática).
ProgeTiger e Inteligência Artificial
O programa está se adaptando às rápidas mudanças tecnológicas ao incorporar o ensino de Inteligência Artificial (IA) para estudantes de todas as idades. Com a tecnologia evoluindo a passos largos, os líderes do programa reconhecem que a IA é uma parte fundamental do futuro tecnológico e que o sistema educacional precisa adaptar-se para preparar adequadamente os estudantes. Kirke Kasari, gerente do programa ProgeTiger, destaca a importância de integrar a IA no currículo educacional:
“A inteligência artificial veio para ficar e o sistema educacional deve se adaptar.”
A IA já faz parte dos materiais didáticos do programa há vários anos e tem sido um tópico frequente em workshops. Com o aumento da atenção à IA recentemente, o ProgeTiger intensificou seu foco nessa área, planejando organizar materiais de aprendizagem pequenos mas educativos, como vídeos com elementos interativos. Esses materiais abordarão tópicos relevantes, como as mudanças que a IA está provocando na educação, como ela auxilia os cientistas e os dilemas éticos associados à tecnologia.
O objetivo desses materiais educativos é duplo: informar os estudantes sobre os riscos associados à IA e ao mesmo tempo orientá-los a coexistir com sucesso com a tecnologia. Este enfoque além de preparar os alunos para usar a IA de maneira eficaz, também os capacita a entender e questionar seus impactos éticos e sociais.
Futuro do programa
Mais de 50.000 estudantes já já se beneficiaram do ProgeTiger, e quase todas as instituições educacionais estonianas estão envolvidas nas atividades do programa. Com tal adoção generalizada, a responsabilidade de entregar resultados efetivos é grande.
O programa tem trabalhado para fortalecer sua rede de educadores, universidades e outras organizações, buscando sempre aprimorar seus materiais e métodos de ensino.
A implantação e forte adoção do programa elevou a educação tecnológica na Estônia a um novo patamar, e preparou o caminho para que outros países considerem iniciativas semelhantes.
O uso da robótica no jardim de infância estoniano pode ajudar a criar uma pipeline de estudantes interessados em TI, e garantir que o país tenha uma força de trabalho digitalmente competente para o futuro.
A Estônia tem o compromisso em garantir que todos os estudantes tenham acesso a uma educação de TI de alta qualidade, incluindo a exposição à robótica desde cedo. E o programa ProgeTiger é apenas um exemplo de como o país está trabalhando para garantir que seus cidadãos sejam competentes digitalmente.
Referências:
https://www.educationestonia.org/progetiger
https://e-estonia.com/a-decade-on-estonias-progetiger-is-gearing-up-to-teach-ai-to-students
https://digital-skills-jobs.europa.eu/en/inspiration/good-practices/progetiger
https://hundred.org/en/innovations/progetiger-programme
https://digital-skills-jobs.europa.eu/en/inspiration/good-practices/progetiger