Inteligência Artificial sempre foi um tema bastante discutido no âmbito da tecnologia. A previsão para 2022 é que a IA se desenvolva ainda mais na comunicação com os humanos.
Especialistas concordam que 2022 será o ano em que a IA dará um importante passo em relação à sua capacidade de se comunicar e interagir conosco. Muito mais do que apenas responder perguntas, a previsão é que IA também seja capaz que de entender e falar nosso idioma, ver como nós vemos e até consiga se parecer a um humano. Neste cenário, será difícil diferenciar sistemas digitais “normais” e sistemas digitais “baseados em IA”.
Na Estônia, o “Bürokratt” é um sistema que permite que os cidadãos usem serviços públicos por meio de interação baseada em voz e é famoso por representar um conceito de como os serviços digitais e o Estado poderiam operar na era da Inteligência Artificial.
Indrek Vainu, chefe de IA conversacional da Zurich Insurance Company acredita que o “Bürokratt” poderá chegar inclusive no setor privado, pois sua tecnologia será capaz que obedecer a comandos importantes e finalizar tarefas como “preparar um contrato na condição X” ou “comprar produto Y”.
As vantagens são ótimas, como baixos custos de manutenção, facilidade de escalabilidade e segurança, uma vez que, para implantar a tecnologia será necessário adaptar a rede 5G e amadurecer a utilização da nuvem.
A questão da governança de dados também sai à tona quando o assunto é Inteligência Artificial. Países como a Estônia aumentarão o controle dos cidadãos sobre seus próprios dados, pois poderão conceder permissões de maneira fácil, confiável e segura para compartilhar dados entre governo e setor privado e vice-versa – além de limitar esse acesso, se necessário.