Bürokratt é o nome da nova plataforma guiada por inteligência artificial lançada pelo governo da Estônia e que promete mudar para muito melhor o relacionamento do público e serviços do governo.
A ideia não é restringir a tecnologia, pelo contrário. O código associado à plataforma está sendo liberado gratuitamente ao público, com o objetivo de que o setor privado estoniano o adote e também se espalhe por outros países. O governo gastou cerca de € 1,5 milhão em Bürokratt até o momento e, nos próximos quatro anos, o orçamento total será próximo a € 13 milhões.
Primo distante de Siri e Alexa, Bürokratt é um assistente por voz que pode responder a qualquer consulta. No entanto, ele abrange mais do que apenas essa ferramenta. Bürokratt é uma rede interoperável de aplicativos de IA acessíveis por voz. De certa forma, é semelhante ao X-Road, a camada de troca de dados que serve como espinha dorsal do ecossistema de serviços digitais da Estônia, chamado e-Estônia.
Agentes, bots e assistentes de IA do governo, bem como do setor privado, atenderão o usuário por meio de um canal unido, permitindo o acesso a uma variedade de serviços.
Mais de 30 agências diferentes estão interessadas em adotar o Bürokratt, e o governo também está procurando tornar pelo menos 10 diferentes serviços públicos personalizados acessíveis aos cidadãos este ano.