A Estônia é considerada a porta da Europa para startups de todo o mundo. Isso por que o pequeno país localizado no norte europeu é conhecido como “o país com maior número de unicórnios per capita”, ou seja, possui grande concentração de startups avaliadas em mais de 1 bilhão de dólares.
2022 começou com novidades para as startups do Paraná. Em janeiro foi realizado o Programa Startup PR Internacionaliza Brasil – Estônia. O evento, que aconteceu em Pato Branco, contou com a participação de 5 startups do sudoeste do Paraná: Smartcon, Eyhe, BBA, LeadFinder e Azagros.
Raphael Fassoni, cofundador do Estônia Hub; Ygor Moreira, também do Estônia Hub, mentor de marketing; e Eduardo Levenfeld, diretor do Bitperk, mentor de produto, estiveram no encontro juntamente com Paulo Roberto Palm (encarregado de Negócios na Embaixada do Brasil em Talin, capital da Estônia) e Júlio Cezar Agostini, diretor de Operações do Sebrae Paraná.
Júlio Cezar Agostini contou que o programa é de fundamental importância para inserir pequenas empresas inovadoras paranaenses no mercado internacional e explicou que esta é uma das principais iniciativas do Sebrae Paraná. De acordo com o censo divulgado no final de 2020, o estado possui 1434 startups.
Foram 12 mentorias divididas em três temas: vendas; marketing; e desenvolvimento de produto. A duração total foi de 2 meses de maneira remota e, ao final, a startup que obteve o melhor desempenho foi para Estônia por 20 dias, onde participou de uma missão técnica e poderá abrir empresa no país.
O programa teve como objetivo ampliar as possibilidades de expansão dos negócios através do intercâmbio com ecossistemas de inovação mais desenvolvidos e aprimoramento técnico.