Desde a reconquista de sua independência em 1991, a Estônia se posicionou como uma líder no cenário educacional global. A notável ascensão do país nos rankings do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (PISA) em 2018 e 2022 é um testemunho vivo dos esforços persistentes e inovadores empreendidos por esta nação báltica.
A chave para tal façanha? Um compromisso inabalável com a educação digital e a valorização docente.
Este progresso foi impulsionado por investimentos substanciais que remodelaram o panorama educacional estoniano, levando o país a se ter um sistema que abraça tanto a tradição quanto a inovação tecnológica.
A pedra fundamental dessa transformação foi o lançamento do programa Tiger Leap em 1996. Com o objetivo de construir uma infraestrutura tecnológica robusta nas escolas, o programa facilitou a instalação de computadores e melhorou a conectividade.Essa iniciativa pioneira equipou as instituições educacionais com as ferramentas necessárias para a era digital e semeou as raízes de uma cultura de aprendizado tecnológico.
Na virada do milênio, uma façanha notável foi alcançada: todas as escolas públicas estonianas estavam conectadas à internet, e o currículo escolar foi enriquecido com o desenvolvimento de habilidades tecnológicas, preparando o terreno para uma era de educação digital.
A Estônia não se contentou em apenas digitalizar seu sistema educacional; ela aspirava à excelência. Até 2017, o país investia 6% do seu PIB em educação, um indicador claro de sua dedicação ao desenvolvimento educacional. Este investimento, significativamente maior do que muitos de seus pares internacionais, incluindo o Brasil, reflete uma abordagem que prioriza tanto a infraestrutura quanto o capital humano.
As escolas estonianas, equipadas com soluções digitais inteligentes, livros didáticos online e avaliações digitais, representam um modelo de como a tecnologia pode ser integrada harmoniosamente para enriquecer o processo educacional.
Educação Digital: Além dos livros digitais
A educação digital na Estônia transcende a mera digitalização de livros didáticos. Este ecossistema abrangente de aprendizado se estende por uma vasta gama de ferramentas e plataformas, redefinindo o conceito de educação no século XXI.
Embora os livros físicos continuem a desempenhar um papel importante, complementando o material digital, a verdadeira essência da revolução educacional estoniana reside na sua abordagem integrada.
A digitalização permeia todos os aspectos do sistema educacional, desde a gestão escolar até a entrega do conteúdo do curso, criando um ambiente de aprendizado dinâmico e interativo.
Essa transformação foi especialmente evidente durante os desafios impostos pela pandemia do coronavírus. Os diários eletrônicos, utilizados por 95% das escolas, tornaram-se instrumentos indispensáveis, facilitando a comunicação entre pais, professores e alunos e assegurando a continuidade do aprendizado.
Esta capacidade de adaptação rápida às circunstâncias adversas é um testemunho da robustez e flexibilidade do sistema de educação digital da Estônia.
Inovação e eficiência através de sistemas de informação
A integração da tecnologia da informação e comunicação (TIC) no ensino e aprendizagem é uma pedra angular da educação estoniana, tendo o estado como colaborador do setor privado para desenvolver e implementar soluções digitais inovadoras.
As ferramentas digitais utilizadas simplificam a administração escolar e enriquecem a experiência educacional, tanto para professores quanto para alunos. E entre elas, destacam-se os diários eletrônicos ELIIS, eKool e Stuudium, o Sistema de Informação de Estudo Tahvel e plataformas como OPIQ e a E-schoolbag, que oferecem acesso gratuito a materiais de aprendizagem digitais para todos os níveis de estudo.
O uso do Moodle, um ambiente de e-learning, por muitas escolas estonianas, reflete o compromisso do país com o fornecimento de recursos educacionais abertos e acessíveis. A infraestrutura digital, continuamente atualizada desde o início do programa Tiger Leap, garante que as escolas estejam equipadas com a tecnologia mais recente, promovendo um ambiente de aprendizado eficaz e envolvente.
Top 10 Soluções EdTech utilizadas na Estônia
A Estônia é pioneira no desenvolvimento de soluções EdTech que tornam o aprendizado eficaz, e nesse cenário temos iniciativas notáveis, como:
- Lingvist: Aplicativo de aprendizado de idiomas que acelera o processo, dando foco nas palavras mais usadas;
- kood/Jõhvi: Escola de programação inovadora que promove a aprendizagem autodidata;
- 99math: Startup que gamifica o aprendizado da matemática, promovendo a competição amigável entre alunos;
- Vocal Image: Aplicativo que utiliza IA para aprimorar habilidades vocais, oferecendo treinamento personalizado;
- Speakly: Aplicativo de idiomas que integra situações do cotidiano para um aprendizado mais rápido e confiante;
- Opiq: Plataforma que substitui livros didáticos pesados por materiais digitais acessíveis;
- ELIIS: Solução de gerenciamento para pré-escolas, facilitando a organização diária;
- Cerebrum Hub: Curso de TI para adultos, permitindo transições de carreira para o campo da tecnologia;
- Clanbeat: Foco na saúde mental dos estudantes, com ferramentas de gestão de estresse;
- ALPA Kids: Aplicativo que transforma tempo de tela em aprendizado interativo para crianças;
Estas soluções exemplificam a abordagem estoniana de combinar tecnologia com pedagogia para criar experiências de aprendizado envolventes e significativas.
Ferramentas digitais e materiais de aprendizagem: O futuro da educação
A adoção generalizada de ferramentas digitais e materiais de aprendizagem reflete a visão da Estônia de uma educação que é ao mesmo tempo acessível e de alta qualidade. O país abraça a educação na nuvem, aliviando as mochilas dos estudantes de livros pesados e, em vez disso, carregando conhecimento de maneira mais eficiente e ergonômica.
Além disso, a utilização de dados e análises para tomar decisões educacionais baseadas em evidências destaca o compromisso da Estônia com a melhoria contínua e a inovação pedagógica.
A jornada da Estônia rumo à excelência na educação digital é uma fonte de inspiração para países em todo o mundo, e o Brasil, em particular, pode se beneficiar enormemente ao adotar abordagens semelhantes, integrando tecnologias digitais no ensino e aprendizagem.
A experiência estoniana demonstra que, com investimento, visão e cooperação entre o setor público e privado, é possível transformar o sistema educacional, tornando-o mais adaptável, engajante e eficaz para a preparação dos alunos para os desafios do século XXI.